segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bahia: noticias sobre o movimento

No último domingo, uma notícia deixou aflitos os baianos que já não estão vivendo momentos de tranquilidade: o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, solicitou ao Exército Brasileiro que desocupe a AL-BA, onde se encontram policiais militares participantes do atual movimento reivindicatório, acompanhados de suas esposas, maridos, filhos e demais familiares. A fotografia abaixo demonstra parte do ambiente que se quer reprimir com a presença das Forças Armadas:

Os policiais que se encontram na Assembleia (e cada vez mais policiais estão acampando por lá, convocados pelo movimento) montaram brinquedos e atividades lúdicas para que seus filhos e parentes os acompanhassem na mobilização, certamente visando o apoio familiar e a garantia do não uso de violência por parte de forças governamentais. Mas parece que não se quer considerar este fator sensível, tampouco o fato de que a Assembleia Legislativa é um local público de reivindicação e manutenção de discussões democráticas. Ao policial militar é negado tal ambiente?
As associações que não estão participando do movimento publicaram uma nota de repúdio à decisão:
As Associações da Polícia Militar da Bahia abaixo nominadas voltam a público para, a despeito da recente informação veiculada na imprensa, de que o Exército Brasileiro, acionado pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, irá desocupar o referido prédio, reiterar seu REPÚDIO A TODA E QUALQUER FORMA DE RESOLUÇÃO VIOLENTA QUE PONHA EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA E A VIDA DE QUALQUER POLICIAL MILITAR E DE QUALQUER OUTRO CIDADÃO.
De imediato, foram acionados os Deputados Capitão Tadeu e Sargento Isidoro, legítimos representantes do povo baiano, para, numa tentativa emergencial de solução do problema, evitar ações extremadas que possam manchar com sangue a história da nossa Bahia.
Salvador/Ba, 05 de fevereiro de 2012.
Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta
Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia – APPM
Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia – ABSSO de Salvador, Itaberaba e Ilhéus
Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia de Itaberaba
Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia – ASPOJER
Contra o movimento tem pesado alguns atos de vandalismo e intimidação à população, dos quais suspeita-se que policiais estejam envolvidos. Mas é conveniente observar que autorizar a repressão ao acampamento dos policiais na Assembleia é admitir semelhantemente o emprego inócuo da violência, garantindo arbitrariedades e até derramamento de sangue.
Faz-se urgente a adoção de medidas negociadas, pautadas no diálogo, visando restabelecer a ordem e a paz que o povo baiano deseja. O tempo vai passando, vidas vão se perdendo, patrimônio é destruído, e o terror é instalado. Precisamos de menos intransigência e mais sensibilidade político-social.
Fonte: abordagem policial

 

Um comentário:

ELISMARIO-PMPI disse...

CERTO DA BRILHANTE PARTICIPAÇAO DO COMPANHEIRO MARCO PRISCO.É QUE EU SOLDADO ELISMÁRIO AGRADEÇO AO NOBRE PRISCO E APROVEITO PARA DESEJAR A ELE E TODOS OS IRMÃOS UMA BOA SORTE NESTA LUTAR E QUE DEUS PROTEJA A TODA A FAMILÍA POLICIAL MILITAR DA BAHIA.